22.4.07

...?

Being a freak make us stronger" by House (season 3)
Ser anormal faz-nos mais fortes...achei esta frase interessante...sobretudo devido ao contexto da sua aplicação...
Pergunto-me qual é afinal a definição de normal nos dias de hoje? É possível definir normal? Será a normalidade a predictabilidade? Será que cumprir fielmente as normas que a sociedade impõe nos faz sermos normais? Ou no fundo cada um de nós é um pouco "anormal" à sua própria maneira?
Eu acho que talvez a ideia que se procurou transmitir com esta frase...é que ser anormal...ser diferente, nos dias de hoje implica aprender a sobreviver e a saber lidar com aqueles que não aceitam, não respeitam as diferenças dos outros...e quando falo em diferenças refiro-me àquelas que talvez se demarcam mais das diferenças que todos possuimos inevitavelmente...pois é factual que somos todos diferentes uns dos outros. Talvez a ideia esteja baseada essencialmente na discriminação aos vários níveis (género, político, social, racial...)...
Dou comigo a pensar que se cada um de nós tiver uma definição daquilo que é "normal"...quem poderá afinal dizer o que é normal ou não? Não seria mais correcto...fácil...assertivo aceitarmo-nos uns aos outros como somos? E com isto não quero dizer que tenhamos de gostar todos uns dos outros, ou concordar com tudo o que os outros afirmam como sendo os seus valores e ideias ou fazem ou deixam de fazer...mas simplesmente aceitar a individualidade e a personalidade de cada um...e saber respeitar...e conseguir dialogar ouvindo e fazendo-se ouvir para defender os seus pontos de vista e as suas opiniões até se conseguir um nível de concordância apesar das diferenças que possam existir entre as demais opiniões (das "anormalidades" por assim dizer)...
Enfim...as ideias estão meio confusas e podia estar aqui a tarde toda a interrogar-me e a tentar achar respostas...fica aqui registado para se pensar...e sentir...pois já Fernando Pessoa escrevia que:

"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar"
JM

4 comentários:

Unknown disse...

1. Porque é que quebrar as regras da sociedade tem forçosamente de nos tornar anormais?
2. Concordo com a "anormalidade pessoal" (se assim se pode chamar) de cada um... Todos nós, num momento ou noutro, não nos comportamos de maneira mto "normal".
3. Sabes que por vezes não é bom sentir com o pensamento?!!?

^^

RP disse...

Freak.
Se ser freak é remar contra a maré defendo aquilo em acreditas, mesmo tendo em conta que a maioria não vive como tu, então eu digo-te que sou um grande freak!
A maioria vive segundo aquilo que parece bem aos outros, que não vai causar controvérsias, etc, etc, etc, no fundo não causam tumulto ou porque estão acomodados ou porque tem medo de viver a vida da maneira como gostariam!
Será que alguem consegue ser feliz não sendo 'freak'?

Sara C. Rodrigues disse...

De facto, a sociedade existe também com o propósito de colocar limites e regras à comunidade. São essas regras pelas quais nos regemos que, por sua vez, definem a normalidade. Tem que existir uma referência, e essa é dada, efectivamente pelas regras, cujas nos deveriam guiar.

Não sei em que contexto ele proferiu essa frase, contudo o House é uma pessoa bastante perspicaz e inteligente, com certeza que terá uma teoria interessante.

Eu, alheia ao tema que originou essa ideia, considero que ser anormal torna-nos, realmente, mais fortes. Pois é precisamente na luta contra as ideias promíscuas, medonhas e preconceituosas, dos que se consideram normais, que essa força se manifesta. Concordo, portanto, contigo joaninha. =)

Desconhecia esse verso de Fernando Pessoa, mas tenho a dizer que o achei digno de reflexão =)

Beijinhos

olhares... disse...

cada vez mais percebo onde nos entendemos...na essência...nunca tinha conseguido ler nada que me fizesse tanto sentido com o que sou e sinto/penso...não podemos arrumar em compartimentos separados o que se mistura e coexiste...sentir pensando, pensar sentindo...é só uma questão de organização...e nisso somos peritas não é minha cara amiga? =) um grande beijinho...sentido e pensado...pensado e sentido...vivido apenas de uma grande amizade...(espero eu ;))